Caricatura de António Abílio Camacho

Available actions

Reader available actions

Digital representation

Digital representation thumbnail
 

Caricatura de António Abílio Camacho

Description details

Description level

Simple document   Simple document

Reference code

PT/AMGDL/MM/30/07

Title type

Atribuído

Descriptive dates

1924-1926

Dimension and support

9x12 cm - negativo de gelatina e prata em vidro

Extents

1 Envelopes

Scope and content

Caricatura da autoria de Eduardo Tovar de Lemos representando António Abílio Camacho, legendada como "O... Camachinho".

António Abílio Camacho, filho de Carlos Luís Camacho, agenciário, natural de Grândola, e de Cecília Luísa, natural de Santiago do Cacém, nasceu em 15 de Setembro de 1888 na Calçada de Santana, na freguesia da Pena da cidade de Lisboa, tendo sido baptizado em 20 de Maio de 1889, na Matriz de Grândola. Casou civilmente, em 10 de Novembro de 1913, em Grândola, com Custódia Maria, nascida no monte da Silha do Pascoal em 30 de Abril de 1888 e baptizada na Matriz de Grândola em 6 de Maio do mesmo ano, filha de Custódio Francisco Ganhão e de Guilhermina Maria. António Abílio Camacho faleceu em 12 de Julho de 1960, na antiga freguesia dos Mártires, Lisboa. Custódia Ganhão faleceu em Grândola em 20 de Junho de 1977. Foram pais de Carlos Ganhão Camacho.

Revelou interesse pelos domínios da política e da cultura. Neste âmbito, ocupou o cargo de vereador e foi o derradeiro presidente da Comissão Executiva Municipal da Primeira República (antes do golpe militar de 28 de Maio de 1926). Assumidamente republicano, consta ter pertencido à Maçonaria. Paralelamente, desenvolveu a actividade de Solicitador e foi correspondente do periódico republicano Pedro Nunes, assinando os seus artigos sob o pseudónimo de Cacho.

Conceituado comerciante, fundou "A Casa das Novidades", estabelecimento onde se vendia todo o tipo de artigos, desde a papelaria à doçaria, e local onde os grandolenses tomavam contacto com a imprensa diária; funcionava também como espaço de encontro e de troca de impressões. A loja que hoje em dia funciona no mesmo espaço ostenta o nome de "Casa Camacho".

Eduardo Tovar de Lemos (07.09.1895-28.07.1978), natural de Elvas, exerceu, entre 1924 e 1926, o cargo de Delegado do Ministério Público na Comarca de Grândola, período durante o qual terá realizado a caricatura.

Descrição elaborada com base na obra ALMEIDA, Manuel Costa Gaio Tavares de, A Cultura e o Recreio nos Lazeres dos Grandolenses do Fim do Séc. XIX e da Primeira Metade do Séc. XX - Memórias de Um Passado Recente: Subsídios Para uma Monografia IV, Grândola, Câmara Municipal de Grândola, 2000.

Description physical location

9, ui10

Previous location

7, ui30, cx292, prat.53, est.2

Language of the material

Português

Related material

PT/AMGDL/MM/84/01