Caricatura da autoria de Eduardo Tovar de Lemos representando o Dr. Júlio do Rosário Costa. Veio para Grândola como médico do partido municipal, onde exerceu clínica durante vários anos. Foi casado com D. Ana Luisa da Cruz Costa, irmã de António Inácio da Cruz. Desconhece-se a razão da legenda "Dr. Júlio do Sindicato Costa".
O espaço anteriormente conhecido por Rossio de São João ou Rossio do Norte, passou, em 1919, a designar-se Alameda Dr. Júlio do Rosário Costa, em honra do facultativo municipal.
Eduardo Tovar de Lemos (07.09.1895-28.07.1978), natural de Elvas, exerceu, entre 1924 e 1926, o cargo de Delegado do Ministério Público na Comarca de Grândola, período durante o qual terá realizado a caricatura.
Descrição elaborada com base na obra ALMEIDA, Manuel Costa Gaio Tavares de, A Cultura e o Recreio nos Lazeres dos Grandolenses do Fim do Séc. XIX e da Primeira Metade do Séc. XX - Memórias de Um Passado Recente: Subsídios Para uma Monografia IV, Grândola, Câmara Municipal de Grândola, 2000.