Caricatura de Augusto César Botelho Cardim

Available actions

Reader available actions

Digital representation

Digital representation thumbnail
 

Caricatura de Augusto César Botelho Cardim

Description details

Description level

Simple document   Simple document

Reference code

PT/AMGDL/MM/30/05

Title type

Atribuído

Descriptive dates

1924-1926

Dimension and support

9x12 cm - negativo de gelatina e prata em vidro

Extents

1 Envelopes

Scope and content

Caricatura da autoria de Eduardo Tovar de Lemos representando Augusto César Botelho Cardim. Natural de Setúbal, veio para Grândola para exercer funções oficiais, tendo sido Administrador do Concelho, Delegado do Governo (1924) e Oficial do Registo Civil. Fixou-se definitivamente em Grândola, onde constitui família e deixou numerosa descendência, de entre a qual o filho Horácio dos Santos Cardim, um dos fundadores d'"O Grandolense". Pouco beneficiado pela natureza na sua compleição física e possuidor de "uma acentuada curvatura", a opção pelos fatos "pronto a vestir" que não se adaptavam ao seu corpo deu origem à legenda "Os fatos feitos assentam-me que nem uma luva , diz sempre o Sr. Cardim".

Eduardo Tovar de Lemos (07.09.1895-28.07.1978), natural de Elvas, exerceu, entre 1924 e 1926, o cargo de Delegado do Ministério Público na Comarca de Grândola, período durante o qual terá realizado a caricatura.

Descrição elaborada com base na obra ALMEIDA, Manuel Costa Gaio Tavares de, A Cultura e o Recreio nos Lazeres dos Grandolenses do Fim do Séc. XIX e da Primeira Metade do Séc. XX - Memórias de Um Passado Recente: Subsídios Para uma Monografia IV, Grândola, Câmara Municipal de Grândola, 2000.

Description physical location

7, ui10

Previous location

5, ui30, cx292, prat.53, est.2

Language of the material

Português