Informação institucional

Constituição

O Arquivo Municipal de Grândola é constituído por um conjunto de documentos independentemente da sua data, forma ou suporte material, produzidos ou recebidos pelos Serviços da Câmara Municipal de Grândola e Órgãos Municipais, assim como os de Entidades intermunicipais, no decorrer das suas funções ou actividades públicas, conservados para servirem como elementos de gestão e prova, podendo, posteriormente, ser utilizados como elementos de estudo de carácter científico.

História

Em 1987, no âmbito do “Programa de recuperação de arquivos e documentação para a História de Grândola”, projecto de inventariação, preservação e divulgação da documentação de interesse histórico da Câmara Municipal, uma equipa de arquivistas coordenada por José Mariz efectuou a higienização, a catalogação e o acondicionamento de parte da documentação incorporada até à data. Deste trabalho resultou a identificação das espécies documentais; a sua organização e integração nos respectivos fundos; a atribuição de códigos alfanuméricos aos documentos e a produção de catálogos. A partir de finais da década de 1980 a documentação foi disponibilizada para consulta pública, preferencialmente, nas instalações da Biblioteca Municipal. Ao reconhecer o AMGDL como um recurso importante para a sua actividade administrativa e um fundamento para a preservação da memória colectiva, o Município decidiu dotá-lo de condições físicas e materiais. Assim, em 17 de Junho de 2009 foram inauguradas as novas instalações do Serviço, situadas na Praça António Abílio Camacho.

Equipa

Chefe da Divisão de Cultura e Desenvolvimento Social

Alcides Bizarro

alcides.bizarro@cm-grandola.pt

Técnica Superior de Arquivo

Daniela Férias de Sousa

daniela.sousa@cm-grandola.pt

Técnico Superior de História

Idálio Joaquim Nunes

idalio.nunes@cm-grandola.pt

Técnico Superior de Línguas, Literaturas e Culturas

David Leiria de Brito

david.brito@cm-grandola.pt

Assistente Técnico de Arquivo

Luís Paulo Nunes

luis.nunes@cm-grandola.pt