Caricatura da autoria de Eduardo Tovar de Lemos representando José Silvestre Baptista Limpo.
José Silvestre Baptista Limpo (1881 - 1966), farmacêutico natural de Safara (concelho de Moura), casou em 1911, em Grândola, com D. Mariana Gonçalves Champalimaud (filha do último Morgado dos Canais). Foi proprietário da farmácia Baptista Limpo (actual farmácia Costa), que se situava no edifício da sua habitual residência. Republicano e maçon, foi membro do Triângulo n.º 13 existente em Grândola em 1910, usando o nome simbólico de Espártaco, e integrou a Loja Irradiação II, que sucedeu ao referido Triângulo, em 1911.
A legenda «Olé "Bàtistita" - que salero tienes! Olé!...» tem que ver com o facto do caricaturado ser um "grande aficcionado da "festa brava" e apaixonado pelos hábitos sevilhanos, ensaiando na herdade do Canal a criação de uma "ganaderia" própria".
Eduardo Tovar de Lemos (07.09.1895-28.07.1978), natural de Elvas, exerceu, entre 1924 e 1926, o cargo de Delegado do Ministério Público na Comarca de Grândola, período durante o qual terá realizado a caricatura.
Descrição elaborada com base na obra ALMEIDA, Manuel Costa Gaio Tavares de, A Cultura e o Recreio nos Lazeres dos Grandolenses do Fim do Séc. XIX e da Primeira Metade do Séc. XX - Memórias de Um Passado Recente: Subsídios Para uma Monografia IV, Grândola, Câmara Municipal de Grândola, 2000.