Available actions

Reader available actions

Share
 

Colecção Martins e Máximo

Description details

Description level

Fonds Fonds

Reference code

PT/AMGDL/MM

Title type

Atribuído

Date range

Date is uncertain to Date is uncertain

Dimension and support

4,5 x 6,5; 6,5 x 9 ; 9 x 12 ; 10 x 15; 13 x 18; 5 x 6,5 (aprox .); 6,8 x 11,3 ; 6 x 8,6; 7,7 x 13,9. Constituída por 2255 negativos em vidro e 101 negativos em película.

Extents

2356 Envelopes

Holding entity

Arquivo Municipal de Grândola

Producer

Manuel Dominguez Martins

Biography or history

A Colecção Martins e Máximo foi produzida no contexto da sociedade formada por Manuel Dominguez Martins e José Máximo da Costa, fotógrafos grandolenses, que realizaram retrato individual e de grupo, fotografia da vila de Grândola e de locais e paisagens do Concelho. Terá sido produzida no período compreendido entre as décadas de 1910 e 1950.

Manuel Dominguez Martins (1895-1962), ajudante de farmácia e eminente fotógrafo local, trabalhou na Farmácia Baptista Limpo e foi no quintal do edifício da farmácia e da residência da família Baptista Limpo, que realizou grande parte da sua obra fotográfica na área do retrato.

Localizada em edifício construído em 1908, em espaço onde anteriormente existira a Farmácia Mota, a fundação da Farmácia Baptista Limpo datará do período compreendido entre 1908 e 1910 e deve-se ao farmacêutico José Silvestre Baptista Limpo (1881 – 1966), natural de Safara (concelho de Moura), que casou em 1911, em Grândola, com D. Mariana Gonçalves Champalimaud (filha do último Morgado dos Canais). Republicano e maçon, foi membro do Triângulo n.º 13 existente em Grândola em 1910 e integrou a Loja Irradiação II, que sucedeu ao referido Triângulo, em 1911.

Geographic name

Unidades Territoriais de Portugal (UTP) > Continente > Setúbal > Grândola > União das freguesias de Grândola e Santa Margarida da Serra

Descriptive location

Grândola

Custodial history

A Colecção foi doada à Câmara Municipal de Grândola, na década de 1990, por Maria Adelaide Menezes Martins, filha de Manuel Dominguez Martins. Ao que se julga, desta colecção faz apenas parte o espólio de Manuel Dominguez Martins, dado que, aquando da doação, foram encetados contactos com a família de José Máximo da Costa que informou que a obra produzida por este terá desaparecido, concorrendo, possivelmente, para esta situação, a sua transferência de espaços físicos e a depredação das espécies.

A colecção encontra-se, desde 2011, incorporada no Arquivo Municipal de Grândola (AMGDL) tendo-se mantido acondicionada nas unidades de instalação originais que, por sua vez, se encontram instaladas no depósito do AMGDL.

Acquisition information

Documentação incorporada no Arquivo Municipal na sequência de doação.

Scope and content

Formada por retrato, imagens de paisagens urbanas e rurais, de festividades e de caráter etnográfico, a Colecção Martins e Máximo apresenta uma multiplicidade de manifestações sociais, podendo ser utilizada como fonte documental no estudo da História Local e analisada como uma forma de expressão pessoal do(s) seu(s) autor(es). Integrada no valioso património local, dá testemunho e preserva a memória visual da vila de Grândola e do Concelho, dos indivíduos da época, dos espaços, dos acontecimentos e dos usos e costumes locais. Esta colecção reveste-se de uma importância inestimável para a comunidade local, para a investigação histórica, para o estudo sociológico e etnográfico e para a análise e compreensão da evolução urbana e dos acontecimentos culturais que marcaram a vida grandolense na primeira metade do século XX.

Appraisal information

A documentação em causa é conservada em virtude do seu valor arquivístico, não tendo sido efectuada qualquer eliminação. Devido ao seu valor informativo, reconheceu-se-lhe importância no âmbito da História e Património locais e para a perpetuação da memória colectiva, o que motivou a sua preservação e conservação permanente no depósito do Arquivo Municipal.

Accruals

Trata-se de um fundo aberto, podendo verificar-se novos ingressos.

Arrangement

A organização da Coleção obedece a um sistema de ordenação, estabelecido de acordo com os princípios da proveniência e do respeito pela ordem original.

Access restrictions

Comunicável de acordo com o Regulamento do AMGDL.

Conditions governing use

Constantes no Regulamento do Arquivo Municipal de Grândola. As reproduções são consideradas atendendo às condições de conservação de cada espécie e aos fins a que se destinam as cópias, reservando-se o AMGDL o direito de não autorizar a reprodução.

Language of the material

Português

Physical characteristics and technical requirements

Contém negativos fragilizados e partidos.

Other finding aid

Catálogo

Location of originals

AMGDL

Alternative form available

AMGDL e Sector de Museu e Património Cultural (Casa Frayões Metello).