Caricatura de António Joaquim d'Aboim Godinho Barahona

Available actions

Reader available actions

Digital representation

Digital representation thumbnail
 

Caricatura de António Joaquim d'Aboim Godinho Barahona

Description details

Description level

Simple document   Simple document

Reference code

PT/AMGDL/MM/30/10

Title type

Atribuído

Descriptive dates

1924-1926

Dimension and support

9x12 cm - negativo de gelatina e prata em vidro

Extents

1 Envelopes

Scope and content

Caricatura da autoria de Eduardo Tovar de Lemos representando António Joaquim d'Aboim Godinho Barahona.

Natural de Aljustrel e descendente de uma família com tradição, casou com D. Maria José Champalimaud, nascida na Herdade do canal e uma das três filhas de José Joaquim de Sande Salema Guerreiro Barradas Champalimaud, conhecido como o Morgado dos Canais. Por volta de 1908 fixa residência em Grândola numa casa de seu sogro, que ficou conhecida como Casa Barahona, onde hoje funciona a Biblioteca Municipal de Grândola.

O filho mais velho do casal, Carlos José Champalimaud d'Aboim Barahona foi, durante largos anos, presidente da Câmara Municipal.

O facto de ter sido uma pessoa bem disposta, alegre, comunicativa e com sentido de humor, justifica a legenda "Não me "chateiem" - diz sempre o Barjona", sendo Barjona a forma popular do apelido Barahona.

Eduardo Tovar de Lemos (07.09.1895-28.07.1978), natural de Elvas, exerceu, entre 1924 e 1926, o cargo de Delegado do Ministério Público na Comarca de Grândola, período durante o qual terá realizado a caricatura.

Descrição elaborada com base na obra ALMEIDA, Manuel Costa Gaio Tavares de, A Cultura e o Recreio nos Lazeres dos Grandolenses do Fim do Séc. XIX e da Primeira Metade do Séc. XX - Memórias de Um Passado Recente: Subsídios Para uma Monografia IV, Grândola, Câmara Municipal de Grândola, 2000.

Description physical location

12, ui10

Previous location

10, ui30, cx292, prat.53, est.2

Language of the material

Português