Caricatura de Domingos Tavares de Almeida

Available actions

Reader available actions

Digital representation

Digital representation thumbnail
 

Caricatura de Domingos Tavares de Almeida

Description details

Description level

Simple document   Simple document

Reference code

PT/AMGDL/MM/30/14

Title type

Atribuído

Descriptive dates

1924-1926

Dimension and support

9x12 cm - negativo de gelatina e prata em vidro

Extents

1 Envelopes

Scope and content

Caricatura da autoria de Eduardo Tovar de Lemos representando Domingos Tavares d'Almeida.

Grandolense e filho de grandolenses, sendo os ascendentes paternos oriundos do concelho de Vale de Cambra, Beira Litoral, foi industrial de calçado e, em 1908, fazia parte da Mesa da Santa Casa da Misericórdia, data em que era Provedor António Inácio da Cruz e escriturário Joaquim Coutinho de Oliveira Mota. Exerceu, em vários períodos, o cargo de Administrador do Concelho, tendo sido o último a ocupar o cargo. A legenda "Sua Majestade Domingos Tavares d'Almeida (oh maestro, toca o hino!)" deve-se a "um cadeirão de braços, com costa e assento em grosso couro preto bem trabalhado, e pregaria de cobre" em que o caricaturado "majestaticamente" recebia quem o visitasse no seu estabelecimento e ao facto de, naquela altura, haver para qualquer cerimónia oficial um hino correspondente, que seria executado pela filarmónica a seu mando.

Eduardo Tovar de Lemos (07.09.1895-28.07.1978), natural de Elvas, exerceu, entre 1924 e 1926, o cargo de Delegado do Ministério Público na Comarca de Grândola, período durante o qual terá realizado a caricatura.

Descrição elaborada com base na obra ALMEIDA, Manuel Costa Gaio Tavares de, A Cultura e o Recreio nos Lazeres dos Grandolenses do Fim do Séc. XIX e da Primeira Metade do Séc. XX - Memórias de Um Passado Recente: Subsídios Para uma Monografia IV, Grândola, Câmara Municipal de Grândola, 2000.

Description physical location

16, ui10

Previous location

14, ui30, cx292, prat.53, est.2

Language of the material

Português

Related material

15, ui30, cx261, prat.44, est.2