Documentos de despesa relativos ao ano de 1939:
- Pessoal do quadro da Secretaria Municipal;
- Um fiscal;
- Serviço de autópsias;
- Construção de uma ponte sobre a ribeira da Várzea de Grândola;
- Um apontador de obras;
- Pessoal contratado ou assalariado: Cemitérios (Coveiro);
- Pessoal assalariado dos serviços de higiene e limpeza;
- Trabalhadores assalariados empregados na limpeza de praças, largos e outros lugares públicos;
- Ordenado a um aferidor;
- Um veterinário municipal;
- Três facultativos municipais, um com funções de Delegado de Saúde;
- Um tesoureiro;
- Limpeza de repartições públicas;
- Reparação de mobiliário;
- Limpeza das cadeias;
- Um jardineiro;
- Pequenas reparações eventuais;
- Expediente e impressos;
- Despesas com o imposto de sisa relativo à aquisição do edifício destinado a Paços do Concelho;
- Aquisição de árvores, sementes e arbustos;
- Trabalhadores empregados nos diferentes trabalhos de ajardinamento;
- Reparação e conservação de calçadas a cargo do Município;
- Fundo de desemprego;
- Reparação, conservação e melhoramento nas obras de saneamento público;
- Reparação e conservação da Abegoaria Municipal;
- Reparação e conservação do Lavadouro Municipal;
- Um servente auxiliar da Central Eléctrica;
- Reparação de canos de esgoto e sifões;
- Aluguer de um cercado para detenção de gado encoimado na freguesia de Melides;
- Honorários ao engenheiro responsável pela instalação eléctrica municipal;
- Pessoal assalariado na limpeza e conservação do Matadouro Municipal;
- Um coveiro;
- Servente empregada na limpeza do Mercado Municipal e dependências anexas;
- Um zelador;
- Um facultativo contratado para a freguesia de Melides e uma parteira em Grândola;
- Um carcereiro;
- Pessoal contratado ou assalariado da Tesouraria;
- Pessoal contratado ou assalariado dos serviços de água e luz;
- Documentos que transitam;
- Assinatura do Diário do Governo;
- Compra de legislação encadernada do 2.º semestre de 1928 e anos de 1929 e 1930;
- Despesas com a Estatística Agrícola;
- Autorização de pagamento [construção de calçadas];
- Aquisição de fatos e bonés para uso do pessoal de limpeza;
- Subsídio para a Acção Patriótica em organização;
- Subsídio para a Instituição "Auxílio aos órfãos de soldados mortos em defesa da ordem";
- Subsídio para a Colónia Balnear Infantil deste Concelho;
- Subsídio para a compra do Palácio da Restauração;
- Subsídio para a Mocidade Portuguesa em organização na província do Baixo Alentejo;
- Aquisição de tubagem e acessórios para serviço da rede de distribuição de águas desta Vila;
- Aquisição de material eléctrico e diversos acessórios para serviço da instalação eléctrica municipal;
- Aquisição de lâmpadas eléctricas para serviço da rede pública municipal;
- Aquisição de contadores eléctricos e pressão de água para instalações domiciliárias;
- Dedução do produto de cobrança dos adicionais a entregar ao Município, realizada pelo Estado;
- Descontos na receita emolumentar Dec.º 14.027 "Contribuição Industrial";
- Descontos para o "Fundo de Cadastro" nos termos (…);
- Descontos nos emolumentos do Aferidor "Contribuição Industrial";
- Descontos nos emolumentos de processos "Contribuição Industrial";
- Receita emolumentar (Dec.º 14.027);
- Taxa sanitária;
- Adicionais sobre taxas;
- Selo de processos;
- Subsídio ao Instituto de Cegos Branco Rodrigues;
- Comissão venatória Concelhia;
- Transporte do Aferidor;
- Subsídio ao Hospital da Misericórdia de Grândola;
- Renda de terrenos para montureiras;
- Autorização de pagamento (??);
- Aquisição de utensílios e aparelhos de desinfecção;
- Subsídios para outros actos de beneficência;
- Despesas com os recenseamentos eleitoral e militar deste Concelho;
- Despesas com o julgamento das contas do Município ao Tribunal de Contas;
- Despesas com o Procurador deste Concelho ao Conselho Providencial, nos termos (…);
- Anuidade e juros relativos à compra do quintal e dependências anexas de Francisca Maria Magro;
- Compra de fardamentos e emblemas para os contínuos e zelador deste Município;
- Percentagem de 25% dos adicionais às contribuições do estado para as freguesias do Concelho;
- Verba para o recenseamento geral da população (…):
- Dívidas passivas;
- Dois prémios a dois alunos de ambos os sexos das escolas oficiais do Concelho;
- Receita emolumentar da Direcção da Arma de Artilharia;
- Multas (parte do Governo Civil);
- Outras aquisições de material;
- Autorização de pagamento;
- Solenidades e festas;
- Aquisição de material de limpeza;
- Subsídios de lactação;
- Receita emolumentar dos funcionários das execuções fiscais administrativas;
- Comissão Venatória Regional;
- Subsídios as crianças desvalidas e abandonadas;
- Subsídio para expediente e limpeza aos professores oficiais e encarregados de postos de ensino;
- Comparticipação na despesa de expediente da Direcção Escolar Distrital;
- Assinaturas de revista e outras publicações;
- Receita emolumentar do Governo Civil;
- Socorros a náufragos;
- Subsídio para a Sopa dos Pobres;
- Transporte de doentes pobres para os hospitais civis de Lisboa;
- Aquisição de ferragens, forragens, óleos e gasolinas;
- Reparação de mictórios e sentinas públicas;
- Diversas despesas de polícia a efectuar no Concelho;
- Renda de edifícios escolares;
- Aquisição de mobiliário;
- Ajudas de custo ao Aferidor;
- Extinção de animais nocivos;
- Aquisição de chapas numeradas para registo de veículos e canídeos;
- Aluguer da casa que serve de cadeia na aldeia de Melides;
- Arborização e cultivação de terrenos baldios e outros;
- Um jardineiro especializado encarregado do arranjo dos jardins;
- Aquisição de ferramentas e utensílios;
- Reparação de ferramentas e utensílios;
- Outros móveis;
- Selo de licença;
- Pagamento de selos de documentos cobrado cumulativamente com os impostos directos;
- Imposto de selo devido pelo recibo de vencimentos ou gratificações abonados por meio de folha;
- Descontos para o tratamento de funcionários civis tuberculosos;
- Adicional de 25% (§ único do artigo 622.º do Código Administrativo);
- Autuante ou participante;
- Receita emolumentar do Aferidor;
- Contribuições e impostos a que estão sujeitas as propriedades do Município;
- Reparação do mobiliário de outras repartições cujo material é fornecido obrigatoriamente pelo Município;
- Litígios;
- Aquisição de carros, carroças ou arreios;
- Reparação de carros ou carroças e seus acessórios;
- Outras aquisições de material;
- Serviço de vacinação antivariólica;
- Aquisição de roupas e utensílios;
- Aquisição de material, punções, pesos, balanças, etc.
- Aquisição de material didáctico;
- Despesas com a direcção e fiscalização de obras a cargo do Município;
- Custo de plantas e projectos mandados organizar para diversos melhoramentos do Concelho;
- Seguro de pessoal operário com acidentes de trabalho;
- Quota para o fundo especial de beneficência pública contra a tuberculose;
- Abono para falhas nos termos do art.º 461.º do Código Administrativo;
- Restituições;
- Seguro de prédios camarários e de móveis;
- Tratamento de doentes nos hospitais;
- Reparação do restante mobiliário da Secretaria;
- Gratificação ao chefe da Secretaria e restantes funcionários que colaboram na execução do recenseamento eleitoral;
- Pensões de aposentação a um contínuo da Secretaria Municipal;
- Anuidade à Câmara Municipal de Santiago do Cacém;
- Juros do empréstimo;
- Imposto sobre aplicação de capitais - Secção A - relativos aos juros do empréstimo.