Perspectiva da Praça D. Jorge de Lencastre.
O edifício dos antigos Paços do Concelho e Cadeia, que se presume datar do século XVII, foi palco de inúmeros acontecimentos relacionados com os ideais republicanos pois, desde 1870, à frente dos destinos da municipalidade encontrava-se o propagandista do republicanismo Dr. Jacinto Nunes e em 1882 era a única câmara no país assumidamente republicana. Ali decorreram acaloradas sessões de Câmara; foram proferidas diversas conferências, tendo como pano de fundo o princípio da descentralização administrativa; foi pela primeira vez hasteada a bandeira verde-rubra e tiveram lugar as exéquias fúnebres do Dr. Jacinto Nunes.
Espaço de incontestável relevância na História e no Património Locais encontrou-se intrinsecamente ligado à defesa da República, da liberdade e da democracia.
Do ponto de vista arquitectónico destacam-se a torre sineira com relógio, as janelas de sacada do piso superior com gradeamento em ferro forjado e o antigo brasão da vila de Grândola, ostentando a cruz da Ordem de Cristo.