Perspectiva do Hospital da Santa Casa da Misericórdia, a partir do Rossio Oriental, actual Jardim 1.º de Maio.
O antigo hospital da Santa Casa da Misericórdia de Grândola, adjacente à igreja da mesma, foi fundado em 1603 pelos beneméritos Fraústo Fava Cardim e por sua esposa Francisca Nunes Chainha.
No início do século passado verificou-se a sua inadequação pela sua exiguidade e por já não conseguir responder às necessidades da época. Foram muitas as diligências levadas a cabo pela Provedoria no sentido de obter recursos para a construção de um novo edifício. Logo em 1901 foi solicitado à Câmara um subsídio no valor de 3 000$000 réis, que lhe veio a ser atribuído, verba, contudo, insuficiente por carência de receitas próprias.
Na ausência de alternativas a solução adoptada, seguindo a laicidade republicana, assumiu um carácter radical – a venda, em leilão, do valiosíssimo património móvel da igreja da Santa Casa, ocorrida a 4 de Outubro de 1914 e, por escritura pública datada de 20 de Janeiro de 1921, a alienação do próprio imóvel, em processo de arrematação, a João Rodrigues (lavrador da herdade das Sesmarias das Moças). Não obstante, a Câmara concorreu com novos subsídios para a sua construção.