Classification scheme

Álbum

Available actions

Reader available actions

 

Álbum

Description details

Record not reviewed.

Description level

Unidade de instalação instalada   Unidade de instalação instalada

Reference code

PT/AMGDL/PPMS/2/001

Title type

Formal

Extents

1 Álbuns

Scope and content

Informações cedidas pelo investigador Ricardo Maio, recolhidas no âmbito da pesquisa efetuada com autorização do Corpo Nacional de Escutas, que deram origem ao livro "O Passado e o Presente. A Criação e todo o desenvolvimento da Região de Beja do CNE. História de uma Região 1928 - 2008" (2015).

Textos da autoria de Ricardo Maio:

As Ordens de Serviço Nacional (OSN) do Corpo Nacional de Escutas (CNE) são consideradas como atos oficiais de publicação. Abaixo encontram-se descritas todas as OSN relativas ao Agrupamento n.º 41 do Lousal.

Desde que se iniciou o Escutismo católico em Portugal, e antes de terem sido criados os Agrupamentos, os escuteiros organizavam-se em Grupos, podendo existir vários Grupos na mesma localidade. Mais tarde os Grupos deram origem aos Agrupamentos. Os Grupos que existiram no Lousal são anteriores ao Agrupamento que teve o n.º 41.

ORDEM DE SERVIÇO NACIONAL N.º 172 datada de fevereiro 1955

Com sede em Minas do Lousal, é filiado no CNE um grupo de Exploradores que fica com o n.º 51 e Santa Bárbara como patrono. A sua direção é assim constituída:

Chefe - José Duarte Revez;

Assistente - Padre Pedro Martinho;

Secretário - Almiro Pedro Gonçalves.

ORDEM DE SERVIÇO NACIONAL N.º 201 datada de julho 1960

Exonerações:

Por conveniência de serviço é exonerado de Chefe do Grupo n.º 51, com sede nas Minas do Lousal, José Duarte Revez.

ORDEM DE SERVIÇO NACIONAL N.º 218 datada de setembro/outubro 1962

Com sede nas Minas do Lousal, tendo como patrono São Jorge, é filiado no CNE o Agrupamento n.º 41. Faz parte deste Agrupamento o Grupo n.º 2, Santa Bárbara, que agora se filia.

A direção fica assim constituída: Chefe e Assistente do Agrupamento, Rev. Pe. Pedro Martinho; Secretário do Agrupamento, José da Silva Piedade; Chefe do Grupo, José de Sousa Café.

Fevereiro de 1964

Com a formação da nova Junta Regional, tudo indica que o Corpo Nacional de Escutas vai entrar, nesta Região, numa fase de intenso desenvolvimento. Assim, tem sido grande a atividade nos Agrupamentos de Beja e Minas do Lousal e trabalha-se na organização do CNE em Alvalade, Almodôvar e Moura.

ORDEM DE SERVIÇO NACIONAL N.º 270 datada de Janeiro 1968

Pelos muitos e relevantes serviços que tem prestado à Associação, nomeadamente no Agrupamento n.º 41, com sede nas Minas do Lousal, é concedida a Cruz de Agradecimento de 1.ª Classe (ouro) ao Exmo. Sr. Eng. Jean Marie Van Nyen.

Pelo zelo e dedicação que vem demonstrando desde a sua fundação, é atribuída ao seu Assistente, Rev. Pe. Pedro Martinho, a Cruz de Agradecimento de 2.ª Classe (prata).

ORDEM DE SERVIÇO NACIONAL N.º 293 datada de fevereiro 1970

É exonerado o dirigente José da Silva Piedade do cargo de Secretário do Agrupamento n.º41 Minas do Lousal.

Notícias:

Fevereiro de 1971:

No dia 27 de dezembro festejou mais um aniversário o Agrupamento das Minas do Lousal.

Setembro/outubro de 1971:

Com a vinda do Ultramar, do serviço militar, de alguns Caminheiros e o regresso ao serviço das Minas, do Chefe Café, que se encontrava destacado em Trás-os-Montes, vai entrar nu afase nova o Agrupamento do Lousal.

Março 1973:

O Agrupamento de Beja esteve em festa no dia 26 de Janeiro, a fim de celebrar a entrada de novos elementos no CNE. Associaram-se à cerimónia os escutas de Beja, Lousal e Moura, seus familiares e muito outro público. Efetuou-se, ainda, uma reunião com os dirigentes e caminheiros, tendo ficado decidido participarem no Acampamento Nacional; promoverem, no Baixo Alentejo, um campo preliminar para a insígnia de Madeira; efetuarem conselhos regionais de Chefes; comemoraram o aniversário do agrupamento de Beja e realizarem promessas de novos escutas no Agrupamento das Minas do Lousal.

ORDEM DE SERVIÇO NACIONAL N.º 403 datada de janeiro/fevereiro 1985

Criação de Organismos Nacionais, Regionais e Locais

Agrupamento n.º 41, com sede em Minas do Lousal. Patrono: São Jorge. Dele fazem parte a Alcateia n.º 9, São Francisco de Assis; o Grupo Júnior n.º 6, Santa Bárbara e o Grupo Sénior n.º 8, São Nuno Álvares Pereira.

ORDEM DE SERVIÇO NACIONAL N.º 437 datada de Janeiro 1992

É extinto o Agrupamento n.º 41 com sede em Minas do Lousal. Dele fazem parte a Alcateia n.º 9, o Grupo Júnior n.º 9 e o Grupo Sénior n.º 8.

É extinto o Agrupamento n.º 819 com Sede em Melides. Deles fazem parte a Alcateia n.º 14 e o Grupo Sénior n.º 12.

Notes

O tratamento arquivístico relativo à descrição documental deste álbum encontra-se a decorrer.