Retrato representando cerca de três dezenas de músicos da Sociedade Musical Fraternidade Operária e um porta-estandarte; ao centro, em primeiro plano, vários instrumentos de sopro.
Tendo como primeira designação Sociedade Musical Fraternidade Operária, foi simbolicamente fundada no Dia do Trabalhador - 1.º de Maio - de 1912. De acordo com os estatutos aprovados pela Assembleia Geral em 1928, tinha como missão a promoção cultural dos sócios, o fomento do ensino, da prática musical e a participação em actividades de recreio.
A sua primeira sede localizou-se na Rua Direita, tendo-se mais tarde transferido para as instalações do antigo Hospital da Misericórdia.
A Música Velha, como é geralmente conhecida, desenvolveu, durante o período do Estado Novo, uma dinâmica cultural de enorme relevância no panorama local, com destaque para as iniciativas que visavam a promoção da liberdade e da democracia.
De entre as suas congéneres, é a única que subsiste na actualidade, possuindo um papel fulcral no ensino e divulgação musicais.