Perspectiva da Estação dos Caminhos-de-Ferro, possivelmente no dia da sua inauguração, onde se encontram várias dezenas de populares.
O acesso dos grandolenses ao transporte ferroviário deveu-se, sobretudo, à determinação do Dr. Jacinto Nunes e do seu filho, Eng.º Jorge Nunes.
A inauguração da estação teve lugar em 22 de Outubro de 1916. De referir que em sessão de 26 de Abril de 1911, José Rodrigues Pablo propôs que a Câmara designa-se o dia 22 de Outubro para feriado municipal, “…visto ser este o dia da fundação do concelho.”, o que foi aprovado por unanimidade.
Para este acto solene foram convidados os Ministros do Fomento e do Trabalho, o Eng.º Fernando de Sousa dos Caminhos-de-Ferro de Portugal, o Director-geral da Agricultura, diversas Câmaras Municipais, autoridades civis e militares deste concelho e dos limítrofes e os representantes dos jornais de maior circulação no país.
A chegada do comboio a Grândola revelou-se da maior importância para o desenvolvimento local, visto ter promovido a circulação de pessoas e bens, nomeadamente o escoamento da cortiça da terra. Por este motivo, muitas das fábricas corticeiras vieram a localizar-se nas imediações da estação do caminho-de-ferro.
O negativo encontra-se em mau estado.