Escola Primária de Azinheira dos Barros

Available actions

Reader available actions

 

Escola Primária de Azinheira dos Barros

Description details

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/AMGDL/EPGDL01

Date range

1913  to  2007 

Dimension and support

5 cx. (1,40 m.l.).

Holding entity

Arquivo Municipal de Grândola

Producer

Escola Primária de Azinheira dos Barros e Jardim de Infância de Azinheira dos Barros

Custodial history

No âmbito das funções cometidas ao Arquivo Municipal de Grândola (AMGDL), no que respeita à disponibilização de orientações técnicas para o tratamento arquivístico da documentação das Juntas de Freguesia, os técnicos do AMGDL prestaram apoio aos jovens integrados na Junta de Freguesia de Azinheira dos Barros e São Mamede do Sádão, através da Medida Emprego Jovem Ativo. Sob a orientação do AMGDL foram identificados dois fundos distintos - Escola Primária de Azinheira dos Barros (EPGDL01) e Junta de Freguesia de Azinheira dos Barros e São Mamede do Sádão (JFGDL01) – e foi efetuado o trabalho relativo à higienização, ao acondicionamento, à identificação, à organização, à descrição documental e à inventariação das espécies. Reconhecendo a importância deste património documental no contexto da História da Freguesia e do Concelho, bem como a necessidade de mantê-lo num local seguro, o Presidente da Junta de Freguesia, Dr. Pedro Ruas, solicitou o estabelecimento de protocolo para a guarda da documentação por parte do AMGDL. O protocolo de colaboração entre o Município de Grândola e a Freguesia de Azinheira dos Barros e São Mamede do Sádão para o depósito, comunicação e divulgação dos Fundos Junta de Freguesia de Azinheira dos Barros e São Mamede do Sádão e Escola Primária de Azinheira dos Barros foi assinado no dia 12 de setembro de 2016.

O fundo foi transferido em abril de 2021, juntamente com o acervo do AMGDL, para o depósito do novo edifício da Biblioteca e Arquivo do Município, situado na Praça da República, em Grândola.

Acquisition information

Documentação custodiada.

Scope and content

Documentação relativa à administração escolar, à caixa escolar e à cantina escolar da Escola Primária de Azinheira dos Barros e ao Jardim de Infância de Azinheira dos Barros.

Appraisal information

A documentação é conservada em virtude do seu valor arquivístico, não tendo sido efetuada qualquer eliminação. Devido ao valor informativo reconheceu-se-lhe importância para a história da instituição e para a perpetuação da memória coletiva, o que motivou a sua preservação e conservação permanente nas instalações da sede da Junta de Freguesia de Azinheira dos Barros e São Mamede do Sádão.

O valor decorrente da informação existente nos documentos é considerado especialmente relevante uma vez que, independentemente do fim para que foram elaborados, testemunham a constituição e o funcionamento da entidade produtora e fornecem informações sobre pessoas, organizações, locais e assuntos relevantes para a História Local.

Accruals

Trata-se de um fundo fechado, não se prevendo novos ingressos.

Arrangement

A organização do fundo obedece a um sistema de classificação orgânico-funcional, estabelecido de acordo com os princípios da proveniência e do respeito pela ordem original, elaborado com base na documentação do fundo.

O quadro de classificação é composto pelas seguintes secções e séries:

Secção A - Administração escolar

Série A/1 - Diários de frequência escolar do sexo feminino

Série A/2 - Diário de frequência escolar do sexo masculino

Série A/3 - Diário de frequência escolar misto

Série A/4 - Registo de matrículas, frequência e resultados da escola masculina

Série A/5 - Registo de matrículas, frequência e resultados da escola feminina

Série A/6 - Processos de Matrículas

Série A/7 - Relação das crianças em idade escolar

Série A/8 - Transferência de alunos

Série A/9 - Recenseamento escolar

Série A/10 - Aprovações e reprovações

Série A/11 - Impressos

Série A/12 - Correspondência expedida

Série A/13 - Correspondência recebida

Série A/14 - Gestão de alunos, docentes, edifícios e escolas

Série A/15 - Inventários

Série A/16 - Atas das reuniões do Jardim de Infância

Série A/17 - Visitas dos serviços de inspeção e disciplinares

Secção B - Caixa escolar

Série B/1 - Estatutos

Série B/2 - Receita

Secção C - Cantina escolar

Série C/1 - Atas

Série C/2 - Caixa

Série C/3 - Inventário

Série C/4 - Mapas destinados à assistência escolar

Access restrictions

O regime de comunicabilidade obedece ao disposto na Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto, no Regulamento Geral de Proteção de Dados, no Decreto-Lei n.º 16, de 23 de janeiro de 1993 e na demais legislação aplicável.

Conditions governing use

Constantes no regulamento do Arquivo Municipal de Grândola. As reproduções são consideradas atendendo às condições de conservação de cada espécie e aos fins a que se destinam as cópias, reservando-se o AMGDL o direito de não autorizar a reprodução.

Physical characteristics and technical requirements

Contém documentação com encadernações e fólios fragilizados.

Other finding aid

Inventário

Location of originals

Arquivo Municipal de Grândola.