Available actions

Reader available actions

Share
 

José Lobo de Vasconcellos

Description details

Description level

Fonds Fonds

Reference code

PT/AMGDL/JLV

Title type

Formal

Date range

1957 Date is uncertain to 1963 Date is uncertain

Dimension and support

1 caixa e 2 pastas.

Holding entity

Arquivo Municipal de Grândola

Producer

José Lobo de Vasconcellos Cabral Parreira

Biography or history

José Lobo de Vasconcellos Cabral Parreira (1923-2014): Eng.º Agrónomo e 1.º Diretor da Escola Agro-Industrial António Inácio da Cruz (Grândola).

No âmbito do processo de criação da Escola, a Junta Diretiva da Fundação António Inácio da Cruz sentiu necessidade de contratar um técnico superior que pudesse assumir funções relativas à instalação da Escola e à gestão do património fundiário legado pelo benemérito António Inácio da Cruz. Neste sentido, por indicação do Governador Civil, foi convidado para o cargo o Eng.º Agrónomo, Arq.º Paisagista e especialista em Silvicultura, José Lobo de Vasconcellos, natural de Santiago do Cacém. O Eng.º Lobo de Vasconcellos iniciou a sua atividade em Fevereiro de 1958. A sua ação revelou-se de extrema importância ao nível da preparação da instalação da Escola, tendo participado ativamente nos trabalhos de adaptação a campos de ensino prático das propriedades afetas à Escola e no projeto de arquitetura, da autoria do Arq.º Manuel Tainha, principalmente no que respeitou ao Páteo da Lavoura. Simultaneamente, teve a seu cargo a gestão das propriedades agrícolas da Fundação e desempenhou funções letivas, ministrando aulas teóricas e práticas.

Em outubro de 1962 assinou contrato como Professor Efetivo com funções de Diretor da Escola Agro-Industrial e em maio de 1963 apresentou a sua demissão, evocando “motivos poderosos de ordem particular”. A Junta Diretiva teceu-lhe rasgados elogios, quanto ao seu “zelo, competência e reconhecidas qualidades profissionais”, tendo o Eng.º Lobo de Vasconcellos afirmado que partia “com a consciência tranquila por ter cumprido as missões que me foram confiadas e por ter ajudado a dotar esta terra – que não é a minha – com uma Escola que tanto valoriza os seus filhos e também por ter contribuído para concretizar o desejo do Benfeitor Exmo. Sr. António Inácio da Cruz”.

A documentação existente atesta o empenho, a competência e a probidade manifestados pelo Eng.º Lobo de Vasconcellos no exercício do seu cargo.

Custodial history

A documentação foi cedida, a título de empréstimo pela família Lobo de Vasconcellos e através da Associação Antigos Alunos, Professores e Funcionários da Escola Agro-Industrial António Inácio da Cruz, ao Arquivo Municipal de Grândola para a preparação da exposição comemorativa do 50.º aniversário da Escola Secundária António Inácio da Cruz. No dia 4 de outubro de 2014, data da inauguração da exposição intitulada “António Inácio da Cruz: um homem, uma escola, uma comunidade”, a família Lobo de Vasconcellos anunciou a doação dos documentos em causa ao Arquivo Municipal de Grândola.

Acquisition information

Documentação doada pela família Lobo de Vasconcellos, em 2014.

Scope and content

O fundo é constituído pela documentação produzida pelo Eng.º Lobo de Vasconcellos no contexto das funções desempenhadas na qualidade de Eng.º Agrónomo da Fundação António Inácio da Cruz e de Docente e Diretor da Escola Agro-Industrial António Inácio da Cruz.

Deletion

A documentação em causa é conservada em virtude do seu valor arquivístico. Não foi, nem será, efetuada qualquer eliminação. Devido ao seu valor informativo reconheceu-se-lhe importância para a História do Concelho, do seu produtor, das instituições representadas e para a perpetuação da memória coletiva, o que motivou a sua preservação e conservação permanente no depósito do Arquivo Municipal.

O valor decorrente da informação existente nestes documentos é considerado especialmente relevante uma vez que, independentemente do fim para que foram elaborados, testemunham a constituição e o funcionamento de instituições e fornecem informações sobre pessoas, organizações, locais e assuntos relevantes para a História de Grândola.

Accruals

Trata-se de um fundo aberto. Poderão existir novos ingressos.

Arrangement

Organização ao nível da unidade de instalação, estabelecida de acordo com os princípios da proveniência e do respeito pela ordem original.

Access restrictions

Comunicável de acordo com o Regulamento do Arquivo Municipal de Grândola.

Conditions governing use

Constantes no regulamento do Arquivo Municipal de Grândola. As reproduções são consideradas atendendo às condições de conservação de cada espécie e aos fins a que se destinam as cópias, reservando-se o AMGDL o direito de não autorizar a reprodução.

Language of the material

Português.

Other finding aid

Catálogo.