António Abílio Camacho

Available actions

Reader available actions

Digital representation

Digital representation thumbnail
 

António Abílio Camacho

Description details

Description level

Simple document   Simple document

Reference code

PT/AMGDL/MM/84/01

Title type

Atribuído

Dimension and support

6,5 x 9 cm - negativo de gelatina e prata em vidro

Extents

1 Envelopes

Scope and content

Reprodução de cartão de identificação onde consta um retrato tipo-passe de António Abílio Camacho, filho de Carlos Luís Camacho, agenciário, natural de Grândola, e de Cecília Luísa, natural de Santiago do Cacém, nasceu em 15 de Setembro de 1888 na Calçada de Santana, na freguesia da Pena da cidade de Lisboa, tendo sido baptizado em 20 de Maio de 1889, na Matriz de Grândola. Casou civilmente, em 10 de Novembro de 1913, em Grândola, com Custódia Maria, nascida no monte da Silha do Pascoal em 30 de Abril de 1888 e baptizada na Matriz de Grândola em 6 de Maio do mesmo ano, filha de Custódio Francisco Ganhão e de Guilhermina Maria. António Abílio Camacho faleceu em 12 de Julho de 1960, na antiga freguesia dos Mártires, Lisboa. Custódia Ganhão faleceu em Grândola em 20 de Junho de 1977. Foram pais de Carlos Ganhão Camacho.

Conceituado comerciante, fundou "A Casa das Novidades", estabelecimento onde se vendia todo o tipo de artigos, desde a papelaria à doçaria, e local onde os grandolenses tomavam contacto com a imprensa diária; funcionava também como espaço de encontro e de troca de impressões. A loja que hoje em dia funciona no mesmo espaço ostenta o nome de "Casa Camacho".

António Abílio Camacho revelou interesse pelos domínios da política e da cultura. Neste âmbito, ocupou o cargo de vereador e foi o derradeiro presidente da Comissão Executiva Municipal da Primeira República (antes do golpe militar de 28 de Maio de 1926). Assumidamente republicano, consta ter pertencido à Maçonaria. Paralelamente, desenvolveu a actividade de solicitador e foi correspondente do periódico republicano Pedro Nunes, assinando os seus artigos sob o pseudónimo de Cacho.

Description physical location

26, ui22

Previous location

1, ui84, cx295, prat.44, est.2

Language of the material

Português

Related material

PT/AMGDL/MM/30/07