Felicidade Rita Banha

Available actions

Reader available actions

Digital representation

Digital representation thumbnail
 

Felicidade Rita Banha

Description details

Description level

Simple document   Simple document

Reference code

PT/AMGDL/MM/39/10

Title type

Atribuído

Dimension and support

9x12 cm - negativo de gelatina e prata em vidro

Extents

1 Envelopes

Scope and content

Retrato de Felicidade Rita Banha. Nasceu em 3 de outubro de 1860, no Monte do Brunhal, e foi batizada em 18 de Outubro do mesmo ano, na Igreja de Santa Margarida do Sado, Concelho de Ferreira do Alentejo. Filha de Miguel Joaquim, lavrador, natural da Freguesia dos Barros, e de Maria Rita, natural da vila de Grândola, paroquianos na Freguesia de Santa Margarida do Sado e moradores no Monte do Brunhal. Neta paterna de José Joaquim e de Filipa Maria, e materna de João Rodrigues e de Francisca Rita.

Casou em 27 de setembro de 1882, na Igreja de Santa Margarida do Sado, com João Banha, ela com 21 e ele com 27 anos de idade. João Banha era natural da vila do Torrão, filho de Francisco Banha (da Quinta de Cima) e Luísa da Nazareth Jesus, e lavrador e morador no Monte Queimado. Foram testemunhas do casamento António Rodrigues, casado, lavrador e morador no Monte das Sesmarias das Moças, e Francisco Joaquim, casado, lavrador e morador na Herdade de Mascarenhas. Deste matrimónio resultaram seis filhos: Maria Luísa Banha, Dionísia Banha, João Banha, Ana Felicidade Banha, Luísa Banha e Miguel Banha.

Felicidade Rita Banha faleceu em 31 de julho de 1949 e João Banha faleceu, aos 62 anos, em 5 de Maio de 1917.

Felicidade Rita e João Banha eram avós maternos de Maria Edviges Banha Gonçalves, Dilar Banha Gonçalves, Mário Banha Gonçalves e Manuel Banha Gonçalves, por parte da filha Ana Felicidade Banha Gonçalves, casada com António Gregório Gonçalves "Manaça".

Informações recolhidas, em Setembro de 2004, pelo Sector de Museu e Património Cultural com a colaboração de Maria Edviges Banha Gonçalves (nasc. 01.02.1927), neta da retratada. Informações adicionais cedidas ao Arquivo Municipal de Grândola por José António Banha Mateus, trineto da retratada e bisneto de Dionísia Banha, em Fevereiro de 2020, e por Ana Banha Sobral, bisneta da retratada, em Agosto do mesmo ano.

Description physical location

40, ui12

Previous location

10, ui39, cx293, prat.53, est.2

Language of the material

Português