Caixa escolar

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Caixa escolar

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Reference code

PT/AMGDL/EPGDL04/B

Title type

original

Date range

1951-04-12  to  1975-06-30 

Dimension and support

3 lv; 1 ds

Scope and content

A Caixa Escolar de Santa Margarida da Serra, com sede no edifício escolar da mesma localidade, foi fundada no ano lectivo de 1954/1955. Era uma instituição de assistência escolar, dependente do Ministério da Educação Nacional, através da respectiva Direcção-Geral do Ensino Primário. A Caixa Escolar tinha por objectivos gerais fomentar a matrícula e a regularidade da frequência nos estabelecimentos de ensino do seu núcleo, “mediante auxílio moral e material aos alunos […] em precárias condições económicas”, nomeadamente, através das seguintes ações: fornecer aos alunos necessitados, gratuitamente ou a preços reduzidos, livros indispensáveis ao ensino e material escolar de consumo recorrente; distribuir aos mesmos alunos artigos de vestuário e calçado; facultar aos alunos pobres, sem prejuízo da realização das restantes finalidades, a frequência de colónias de férias, no campo ou na praia, organizadas por quaisquer entidades oficiais ou particulares; procurar desenvolver nos alunos o espírito associativo e de cooperação social.

A Caixa Escolar contava com três categorias de sócios: ordinários (alunos ou indivíduos estranhos à escola que pagassem uma quota mensal entre 2$50 e 30$00); beneméritos (todos aqueles que pagassem uma quota mensal superior a 30$00); honorários (aqueles que prestassem relevantes serviços à instituição e os que contribuíssem anualmente com uma quantia não inferior a 2.000$00, ou com artigos que, no final do ano, excedessem aquela quantia). A Caixa Escolar era composta dois órgãos: a Assembleia Geral e a Direção.

Language of the material

Português