Available actions

Reader available actions

Share
 

Escola Primária de Santa Margarida da Serra

Description details

Description level

Fonds Fonds

Reference code

PT/AMGDL/EPGDL04

Title type

Formal

Date range

1895 Date is uncertain to 1991 Date is uncertain

Dimension and support

63 lv; 12 dc; 1 cad; 3 ds

Holding entity

Arquivo Municipal de Grândola

Producer

Escola Primária de Santa Margarida da Serra

Biography or history

A intenção de criação de uma aula do ensino primário em Santa Margarida da Serra antecedeu a década de 1890. Nessa fase, e até 1895, o pároco local, Pe. Francisco Emílio, ministrou ensino particular e voluntário a alguns alunos. Contudo, o ensino primário oficial misto foi apenas instituído em 1895, nas instalações destinadas à residência do pároco. Porém, pouco depois, o ensino misto deu lugar ao ensino exclusivamente masculino, que acabou por se extinguir. Em Novembro de 1912 a escola mista reentrou em funcionamento com a colocação da professora Silvina Adelaide Ramos. Seguiu-se um período de estabilidade com a permanência de professores e o funcionamento normal da escola. Cerca de 1920, a mesma passou a funcionar numa casa do Largo do Chafariz (correspondente à atual sede da Junta de Freguesia de Santa Margarida da Serra). Não obstante as condições deficitárias deste edifício, só em 22 de Fevereiro de 1971 foi entregue a primeira escola construída de raiz. Atualmente, não existe ensino primário na Freguesia.

Geographic name

Unidades Territoriais de Portugal (UTP) > Continente > Setúbal > Grândola > União das freguesias de Grândola e Santa Margarida da Serra

Descriptive location

Santa Margarida da Serra.

Custodial history

O acervo é custodiado pelo Arquivo Municipal de Grândola. Na sequência do estabelecimento do protocolo de colaboração entre o Município de Grândola e a Freguesia de Santa Margarida da Serra para o depósito, comunicação e divulgação do fundo, firmado a 21 de Abril de 2013, a documentação foi transferida para as instalações do Arquivo Municipal. A Freguesia de Santa Margarida da Serra manteve-se proprietária da documentação, mas a entidade detentora passou a ser o Arquivo Municipal, sendo da sua responsabilidade a conservação destes documentos de arquivo, baseadas na sua guarda física, comunicabilidade e acessibilidade.

Por solicitação do Sr. Presidente desta Junta de Freguesia, Sr. José Grego Horta, os Técnicos do Arquivo Municipal de Grândola efetuaram o tratamento arquivístico relativo à higienização, acondicionamento, identificação, organização e descrição documental das espécies, que culminou com a elaboração do respetivo instrumento de descrição documental.

Detetam-se perdas documentais muito significativas, possivelmente relacionadas com a dispersão dos documentos, a transferência de espaços físicos ou a depredação de algumas espécies.

Acquisition information

Documentação custodiada.

Scope and content

Documentação relativa ao Conselho escolar e à Caixa escolar da Escola Primária de Santa Margarida da Serra.

Appraisal information

A documentação em causa é conservada em virtude do seu valor arquivístico, não tendo sido efectuada qualquer eliminação. Devido ao seu valor informativo reconheceu-se-lhe importância para a História da instituição e para a perpetuação da memória colectiva, o que motivou a sua preservação e conservação permanente nas instalações da sede da Junta de Freguesia de Santa Margarida da Serra.

O valor decorrente da informação existente nestes documentos é considerado especialmente relevante uma vez que, independentemente do fim para que foram elaborados, testemunham a constituição e o funcionamento da entidade produtora e fornecem informações sobre pessoas, organizações, locais e assuntos relevantes para a História Local.

Accruals

Trata-se de um fundo fechado, não se prevendo novos ingressos.

Arrangement

A organização do fundo obedece a um sistema de classificação orgânico-funcional, estabelecido de acordo com os princípios da proveniência e do respeito pela ordem original, elaborado com base na documentação do fundo.

Access restrictions

Comunicável.

Conditions governing use

As reproduções são consideradas atendendo às condições de conservação de cada espécie e aos fins a que se destinam as cópias, reservando-se à Junta de Freguesia de Santa Margarida da Serra o direito de não autorizar a reprodução.

Language of the material

Português

Physical characteristics and technical requirements

Contém documentação com encadernações e fólios fragilizados.

Other finding aid

Inventário do Fundo Escola Primária de Santa Margarida da Serra.

Location of originals

Edifício sede da Junta de Freguesia de Santa margarida da Serra.

Related material

Relação complementar: Portugal, Paróquia de Grândola: Fundo Junta de Paróquia de Santa Margarida da Serra (PT/ PGDL02/JPSMS);

Relação complementar: Portugal, Junta de Freguesia de Santa Margarida da Serra: Fundo Junta de Freguesia de Santa Margarida da Serra (PT/ JFGDL04/JFSMS);

Relação complementar: Portugal, Arquivo Municipal de Grândola: Fundo Câmara Municipal de Grândola (PT/AMGDL/CMGDL);

Relação complementar: Portugal, Arquivo Municipal de Grândola: Fundo Administração do Concelho de Grândola (PT/AMGDL/ACGDL).