Perspectiva da fachada da loja Casa Varanda, situada na praça D. Jorge. Este estabelecimento comercial era propriedade de Carlos Tomás Varanda, vereador da Câmara Municipal, filho do vice-presidente e vereador da Câmara Municipal Eleutério Sobral Varanda e neto de António Sobral Varanda, presidente da mesma Câmara entre 1874 e 1875.
Até por volta do ano de 2010, a loja foi explorada por Décio Gamito Rodrigues, presidente, durante alguns meses, da Câmara Municipal de Grândola antes das primeiras eleições autárquicas após o 25 de Abril de 1974.
Do lado direito da imagem pode ver-se a casa, demolida por volta do final da década de 70 e início da de 80 do século XX, que pertenceu, no século XVIII, ao Dr. António Luiz da Costa Metello, licenciado em artes pela Universidade de Évora e formado em medicina pela de Coimbra, nomeado Monteiro-Mor de Grândola em 1779, e posteriormente a José Vicente Serrano, Administrador do Concelho e presidente da Câmara Municipal de Grândola entre 1845 e 1850 e no ano de 1858.