Perspectiva do Mercado Municipal, situado na Praça João de Deus, podendo ver-se junto da entrada o Poço Novo, um dos antigos poços que abasteciam a Vila.
O vereador João Rodrigues Pablo, em sessão de 7 de Janeiro de 1914, apresentou a proposta para construção do Mercado Municipal, situado nesta praça, atestando as preocupações manifestadas pelos republicanos com as questões do abastecimento e comércio de víveres, da higiene e da salubridade. A construção decorria no ano de 1921 e prolongou-se até 1936, ano em que foi arrematada a feitura da sua estrutura metálica e cobertura, ao conceituado serralheiro José Augusto Cardita, pela quantia de 30 400$00, embora já se encontrasse em funcionamento havia alguns anos.
Em sessão de Câmara ocorrida em 13 de Março de 1895, o mesmo vereador havia apresentado a seguinte proposta:
“Considerando que o paiz acaba de publicamente reconhecer como uma gloria nacional o auctor da cartilha maternal o poeta João de Deus;
Considerando que por esta occasião tem sido prestada homenagem ao mesmo poeta tanto pelas escolas e corporações scientificas, como por outras collectividades e muitas entidades officiaes inclusive o chefe do estado.
Proponho que esta camara municipal, em homenagem tambem a tão illustre portuguez dê o nome de praça de João de Deus á actual Praça de Serpa Pinto, d’esta villa”.
A proposta foi aprovada sem discussão e por unanimidade.