Mercado Municipal

Available actions

Reader available actions

Digital representation

Digital representation thumbnail
 

Mercado Municipal

Description details

Description level

Simple document   Simple document

Reference code

PT/AMGDL/MM/26/02

Title type

Atribuído

Dimension and support

9x12 cm - negativo de gelatina e prata em vidro

Extents

1 Envelopes

Scope and content

Perspectiva do Mercado Municipal, situado na Praça João de Deus, podendo ver-se junto da entrada o Poço Novo, um dos antigos poços que abasteciam a Vila.

O vereador João Rodrigues Pablo, em sessão de 7 de Janeiro de 1914, apresentou a proposta para construção do Mercado Municipal, situado nesta praça, atestando as preocupações manifestadas pelos republicanos com as questões do abastecimento e comércio de víveres, da higiene e da salubridade. A construção decorria no ano de 1921 e prolongou-se até 1936, ano em que foi arrematada a feitura da sua estrutura metálica e cobertura, ao conceituado serralheiro José Augusto Cardita, pela quantia de 30 400$00, embora já se encontrasse em funcionamento havia alguns anos.

Em sessão de Câmara ocorrida em 13 de Março de 1895, o mesmo vereador havia apresentado a seguinte proposta:

“Considerando que o paiz acaba de publicamente reconhecer como uma gloria nacional o auctor da cartilha maternal o poeta João de Deus;

Considerando que por esta occasião tem sido prestada homenagem ao mesmo poeta tanto pelas escolas e corporações scientificas, como por outras collectividades e muitas entidades officiaes inclusive o chefe do estado.

Proponho que esta camara municipal, em homenagem tambem a tão illustre portuguez dê o nome de praça de João de Deus á actual Praça de Serpa Pinto, d’esta villa”.

A proposta foi aprovada sem discussão e por unanimidade.

Description physical location

20, ui9

Previous location

2, ui26, cx292, prat.53, est.2

Language of the material

Português