Rossio Oriental e Hospital da Santa Casa da Misericórdia

Available actions

Reader available actions

Digital representation

Digital representation thumbnail
 

Rossio Oriental e Hospital da Santa Casa da Misericórdia

Description details

Description level

Simple document   Simple document

Reference code

PT/AMGDL/MM/17/03

Title type

Atribuído

Dimension and support

10x15 cm - negativo de gelatina e prata em vidro

Extents

1 Envelopes

Scope and content

Perspectiva do Rossio Oriental, actual Jardim 1.º de Maio, onde se pode observar parte da fachada principal do Hospital da Santa Casa da Misericórdia, a árvore que se crê tenha dado o nome à Rua da Amoreira e um pastor conduzindo um rebanho.

O antigo hospital da Santa Casa da Misericórdia de Grândola, adjacente à igreja da mesma, foi fundado em 1603 pelos beneméritos Fraústo Fava Cardim e por sua esposa Francisca Nunes Chainha.

No início do século passado verificou-se a sua inadequação pela sua exiguidade e por já não conseguir responder às necessidades da época. Foram muitas as diligências levadas a cabo pela Provedoria no sentido de obter recursos para a construção de um novo edifício. Logo em 1901 foi solicitado à Câmara um subsídio no valor de 3 000$000 réis, que lhe veio a ser atribuído, verba, contudo, insuficiente por carência de receitas próprias.

Na ausência de alternativas a solução adoptada, seguindo a laicidade republicana, assumiu um carácter radical – a venda, em leilão, do valiosíssimo património móvel da igreja da Santa Casa, ocorrida a 4 de Outubro de 1914 e, por escritura pública datada de 20 de Janeiro de 1921, a alienação do próprio imóvel, em processo de arrematação, a João Rodrigues (lavrador da herdade das Sesmarias das Moças). Não obstante, a Câmara concorreu com novos subsídios para a sua construção.

Description physical location

42, ui5

Previous location

3, ui17, cx291, prat.53, est.2

Language of the material

Português