Hospital da Santa Casa da Misericórdia

Available actions

Reader available actions

Digital representation

Digital representation thumbnail
 

Hospital da Santa Casa da Misericórdia

Description details

Description level

Simple document   Simple document

Reference code

PT/AMGDL/MM/7/09

Title type

Atribuído

Dimension and support

13x18 cm - negativo de gelatina e prata em vidro

Extents

1 Envelopes

Scope and content

Fachada do Hospital da Santa Casa da Misericórdia.

O antigo hospital da Santa Casa da Misericórdia de Grândola, adjacente à igreja da mesma, foi fundado em 1603 pelos beneméritos Fraústo Fava Cardim e por sua esposa Francisca Nunes Chainha.

No início do século passado verificou-se a sua inadequação pela sua exiguidade e por já não conseguir responder às necessidades da época. Foram muitas as diligências levadas a cabo pela Provedoria no sentido de obter recursos para a construção de um novo edifício. Logo em 1901 foi solicitado à Câmara um subsídio no valor de 3 000$000 réis, que lhe veio a ser atribuído, verba, contudo, insuficiente por carência de receitas próprias.

Na ausência de alternativas a solução adoptada, seguindo a laicidade republicana, assumiu um carácter radical – a venda, em leilão, do valiosíssimo património móvel da igreja da Santa Casa, ocorrida a 4 de Outubro de 1914 e, por escritura pública datada de 20 de Janeiro de 1921, a alienação do próprio imóvel, em processo de arrematação, a João Rodrigues (lavrador da herdade das Sesmarias das Moças). Não obstante, a Câmara concorreu com novos subsídios para a sua construção.

Description physical location

11, ui3

Previous location

9, ui7, cx290, prat.53, est.2

Language of the material

Português