Manifestação popular na Praça D. Jorge de Lencastre

Available actions

Reader available actions

Digital representation

Digital representation thumbnail
 

Manifestação popular na Praça D. Jorge de Lencastre

Description details

Description level

Simple document   Simple document

Reference code

PT/AMGDL/MM/4/03

Title type

Atribuído

Dimension and support

13x18 cm - negativo de gelatina e prata em vidro

Extents

1 Envelopes

Scope and content

Possíveis comemorações do aniversário da Implantação da República; em 2.º plano destaca-se o edifício dos Paços do Concelho com a bandeira republicana hasteada.

O edifício dos antigos Paços do Concelho e Cadeia, que se presume datar do século XVII, foi palco de inúmeros acontecimentos relacionados com os ideais republicanos pois, desde 1870, à frente dos destinos da municipalidade encontrava-se o propagandista do republicanismo Dr. Jacinto Nunes e em 1882 era a única câmara no país assumidamente republicana. Ali decorreram acaloradas sessões de Câmara; foram proferidas diversas conferências, tendo como pano de fundo o princípio da descentralização administrativa; foi pela primeira vez hasteada a bandeira verde-rubra e tiveram lugar as exéquias fúnebres do Dr. Jacinto Nunes.

Espaço de incontestável relevância na História e no Património Locais, encontrou-se intrinsecamente ligado à defesa da República, da liberdade e da democracia.

Do ponto de vista arquitectónico destacam-se a torre sineira com relógio, as janelas de sacada do piso superior com gradeamento em ferro forjado e o antigo brasão da vila de Grândola, ostentando a cruz da Ordem de Cristo.

Description physical location

6, ui2

Previous location

3, ui4, cx289, prat.53, est.2

Language of the material

Português

Notes

Existe revelação em papel fotográfico nas instalações do Sector de Museu e Património Cultural.