Comemorações na Praça D. Jorge de Lencastre

Available actions

Reader available actions

Digital representation

Digital representation thumbnail
 

Comemorações na Praça D. Jorge de Lencastre

Description details

Description level

Simple document   Simple document

Reference code

PT/AMGDL/MM/4/03

Title type

Atribuído

Descriptive dates

14.07.1919

Dimension and support

13x18 cm - negativo de gelatina e prata em vidro

Extents

1 Envelopes

Scope and content

Comemorações na Praça D. Jorge, onde se podem ver várias dezenas de pessoas. Presume-se que possa tratar-se das comemorações do fim da I Grande Guerra.

"A Comissão Executiva da Câmara Municipal de Grândola convida todos os munícipes, autoridades e militares a assistir à festa que se realiza amanhã 14, pelas 18 horas, na Praça D. Jorge, consagrada à assinatura da Paz. Mais convida os habitantes a embandeirar as fachadas das residências e iluminar à noite, bem como todo o comércio a encerrar durante a festa para que esta tenha maior brilhantismo. Constará a festa de uma merenda oferecida a todas as crianças e uma distribuição de roupas às mais necessitadas, que se efectuará por meio de sorteio. Para constar se passou o presente [edital] e idênticos. Grândola, 13 de Julho de 1919. Servindo de Presidente da Comissão António David das Neves."

PT/AMGDL/CMGDL/AB/3/7

Em 2.º plano destaca-se o edifício dos Paços do Concelho com a bandeira republicana hasteada.

O edifício dos antigos Paços do Concelho e Cadeia, que se presume datar do século XVII, foi palco de inúmeros acontecimentos relacionados com os ideais republicanos pois, desde 1870, à frente dos destinos da municipalidade encontrava-se o propagandista do republicanismo Dr. Jacinto Nunes e em 1882 era a única câmara no país assumidamente republicana. Ali decorreram acaloradas sessões de Câmara; foram proferidas diversas conferências, tendo como pano de fundo o princípio da descentralização administrativa; foi pela primeira vez hasteada a bandeira verde-rubra e tiveram lugar as exéquias fúnebres do Dr. Jacinto Nunes.

Espaço de incontestável relevância na História e no Património Locais, encontrou-se intrinsecamente ligado à defesa da República, da liberdade e da democracia.

Do ponto de vista arquitectónico destacam-se a torre sineira com relógio, as janelas de sacada do piso superior com gradeamento em ferro forjado e o antigo brasão da vila de Grândola, ostentando a cruz da Ordem de Cristo.

Description physical location

6, ui2

Previous location

3, ui4, cx289, prat.53, est.2

Language of the material

Português

Related material

PT/AMGDL/MM/15/08

Notes

Existe revelação em papel fotográfico nas instalações do Sector de Museu e Património Cultural.