Fotografia representando um baile de sociedade, onde se podem ver várias dezenas de pessoas em trajes de cerimónia num grande salão festivamente decorado.
"Invocando finalidades de beneficência, nomeadamente para a obtenção de verbas destinadas a ajudar a conclusão do "Asilo dos Inválidos" e melhorar a situação financeira do "Hospital, dito da Santa Casa da Misericórdia", organizaram-se alguns bailes no edifício do "Asilo" ainda em fase de construção, que obtiveram assinalado êxito.
A "elite" da terra a quem haviam subtraído a sua sede de convívio*, transferia assim as suas realizações para um local que lhe era cedido a título de empréstimo.
As reproduções fotográficas de um desses bailes que teve lugar em 1936, mostram o nível e o clima social em que decorriam essas iniciativas (que não foram muito numerosas), tal como anteriormente acontecia no "Club Recreativo Grandolense". As senhoras retomam os seus fatos de noite e os cavalheiros envergam, na generalidade, os seus "smokings"; toma-se chá, dança-se e restabelece-se o desejável relacionamento social. Não passando, porém, de iniciativas de ocasião, sem continuidade, em breve haveriam de cessar definitivamente."
*Absorção pelo "Sport Club Grandolense" do "Club Recreativo Grandolense", que passou, também, a ocupar a sede deste último.
Informação extraída de "A Cultura e o Recreio nos Lazeres dos Grandolenese do Fim do Séc. XIX e da Primeira Metade do Séc. XX - Memórias de um Passado Recente" de Manuel da Costa Gaio Tavares de Almeida, 2000, Edição da C.M.G.