Festa de sociedade - Baile do Asilo 1936

Available actions

Reader available actions

Digital representation

Digital representation thumbnail
 

Festa de sociedade - Baile do Asilo 1936

Description details

Description level

Simple document   Simple document

Reference code

PT/AMGDL/MM/1/04

Title type

Atribuído

Dimension and support

13x18 cm - negativo em vidro

Extents

1 Envelopes

Scope and content

Fotografia representando um baile de sociedade, onde se podem ver várias dezenas de pessoas em trajes de cerimónia num grande salão festivamente decorado.

"Invocando finalidades de beneficência, nomeadamente para a obtenção de verbas destinadas a ajudar a conclusão do "Asilo dos Inválidos" e melhorar a situação financeira do "Hospital, dito da Santa Casa da Misericórdia", organizaram-se alguns bailes no edifício do "Asilo" ainda em fase de construção, que obtiveram assinalado êxito.

A "elite" da terra a quem haviam subtraído a sua sede de convívio*, transferia assim as suas realizações para um local que lhe era cedido a título de empréstimo.

As reproduções fotográficas de um desses bailes que teve lugar em 1936, mostram o nível e o clima social em que decorriam essas iniciativas (que não foram muito numerosas), tal como anteriormente acontecia no "Club Recreativo Grandolense". As senhoras retomam os seus fatos de noite e os cavalheiros envergam, na generalidade, os seus "smokings"; toma-se chá, dança-se e restabelece-se o desejável relacionamento social. Não passando, porém, de iniciativas de ocasião, sem continuidade, em breve haveriam de cessar definitivamente."

*Absorção pelo "Sport Club Grandolense" do "Club Recreativo Grandolense", que passou, também, a ocupar a sede deste último.

Informação extraída de "A Cultura e o Recreio nos Lazeres dos Grandolenese do Fim do Séc. XIX e da Primeira Metade do Séc. XX - Memórias de um Passado Recente" de Manuel da Costa Gaio Tavares de Almeida, 2000, Edição da C.M.G.

Description physical location

4, ui1

Language of the material

Português

Related material

3, ui12, cx259, prat.44, est.2; 7, ui14, cx259, prat.44, est.2.