Irmandade das Almas do Purgatório da Igreja Paroquial de Santa Margarida da Serra

Available actions

Reader available actions

 

Irmandade das Almas do Purgatório da Igreja Paroquial de Santa Margarida da Serra

Description details

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/PGDL02/IAPSMS

Date range

1716  to  1915 

Extents

2 Caixas

Holding entity

Paróquia de Grândola

Producer

Irmandade das Almas do Purgatório da Igreja Paroquial de Santa Margarida da Serra

Biography or history

Na visitação do Arcebispo de Évora, Frei Miguel de Távora, é referida a tomada de contas à Irmandade “…desde o anno de 1725 para 1726 com que principiou esta confraria…”. Porém, de acordo com a informação contida no testamento de Domingos Jorge, datado de 1714, a Irmandade das Almas já havia sido erecta na Igreja Paroquial de Santa Margarida da Serra naquela data. O testador deixou a seu filho um terreno, com casa e cerca, situado em Corte Esporão. Porém, caso este não possuísse herdeiros, o mesmo passaria para propriedade da Irmandade.

A Irmandade seria, provavelmente, composta pela Mesa e pela Assembleia Geral de irmãos, dispondo também de um escrivão que seria responsável por toda a escrituração. Contudo, desconhece-se a documentação onde foram registadas as suas normas organizativas e funcionais.

A importância das Irmandades na sociedade da Época Moderna é inegável. Estas instituições participavam, activamente, na assistência espiritual e material às comunidades nas quais se inseriam. Promoviam o culto católico, asseguravam o culto dos mortos, praticavam acções de caridade e actividades devocionais e piedosas.

Descriptive location

Santa Margarida da Serra; Grândola.

Custodial history

A documentação é custodiada pela Paróquia de Grândola, encontrando-se instalada em dependência do Cartório Paroquial. Detectam-se perdas documentais significativas, possivelmente relacionadas com a dispersão dos documentos, a transferência de espaços físicos ou a depredação de algumas espécies. Em 1990, com vista à salvaguarda, organização e estudo das espécies documentais existentes na Igreja Paroquial de Santa Margarida da Serra, Germesindo Silva, investigador no âmbito da História Local, obteve autorização do Sr. Padre José Guerreiro para proceder à sua transferência para o Cartório Paroquial da Igreja Matriz de Grândola, tendo procedido seguidamente ao seu tratamento. O investigador organizou os documentos atribuindo códigos alfanuméricos a grande parte das espécies. Para fins de controlo e segurança efectuou, também, a aposição do carimbo do Arquivo Paroquial de Grândola. O documento onde registou a metodologia de trabalho adoptada e a organização final encontra-se disponível para consulta na paróquia de Grândola e no Arquivo Municipal.

No âmbito da colaboração entre o Município e a Paróquia de Grândola, na sequência de solicitação do Sr. Padre Manuel António do Rosário, os Técnicos do Arquivo Municipal efectuaram o tratamento arquivístico do fundo em causa e elaboraram o presente instrumento de descrição documental.

Acquisition information

Documentação custodiada desde a década de 1990.

Scope and content

Documentação referente à actividade da Mesa da Irmandade, incluindo a sua eleição; à aceitação de irmãos; ao património móvel e imóvel; ao capital mutuado; à instituição de capelas; às relações com entidades exteriores e aos orçamentos e contabilidade da Irmandade.

Appraisal information

Em virtude do seu valor secundário não se efectuarão quaisquer eliminações, pelo que todos os documentos serão conservados permanentemente.

Accruals

Trata-se de um fundo aberto. Poderão existir novos ingressos.

Arrangement

Classificação funcional.

Access restrictions

A consulta e a divulgação encontram-se sujeitas à autorização da Paróquia de Grândola.

Conditions governing use

Cabe à Paróquia de Grândola autorizar a cópia de documentação. Esta encontra-se sujeita a restrições relacionadas com o estado de conservação dos documentos e com o fim a que se destina. A utilização para efeitos de publicação encontra-se, também, sujeita a autorização da Paróquia.

Language of the material

Português

Other finding aid

Inventário.

Location of originals

Cartório Paroquial da Igreja Matriz de Grândola.

Related material

Relação genérica: Portugal, Arquivo Paroquial: Fundo Irmandade de Nossa Senhora da Saúde da Igreja Paroquial de Santa Margarida da Serra (PT/PGDL02/INSSSMS);

Relação genérica: Portugal, Arquivo Paroquial: Fundo Irmandade das Almas do Purgatório da Igreja Matriz de Grândola (PT/PGDL02/IAPGDL);

Relação genérica: Portugal, Arquivo Paroquial: Fundo Junta de Paróquia de Santa Margarida da Serra (PT/PGDL02/JPSMS).