Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo

Available actions

Reader available actions

 

Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo

Description details

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/PGDL02/OTNSMC

Date range

1728  to  1833 

Extents

1 Caixas

Holding entity

Paróquia de Grândola

Producer

Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo

Biography or history

Devido à ausência de documentação, desconhece-se a data da erecção desta Irmandade, bem como as respectivas normas de organização e de funcionamento. De acordo com o livro da receita e despesa foi instituída na Vila de Grândola, possivelmente, em 1726. No fólio 2 registaram-se várias verbas, relativamente avultadas, nomeadamente de entradas e “conhecenças”. A soma da receita importou em 150$545 réis, coincidindo com as despesas efectuadas. No mesmo fólio, referindo-se a estas, na primeira verba foi indicado o “Feitio da Senhora”. As verbas seguintes reportam-se ao vestido para a Senhora, à sua coroa, ao livro para a Irmandade, às carretas que trouxeram a telha para a capela, aos honorários do pedreiro e do entalhador, entre outras.

Descriptive location

Grândola.

Custodial history

A documentação foi incorporada pela Paróquia de Grândola, encontrando-se instalada em dependências do Cartório Paroquial. Detectam-se perdas documentais significativas, possivelmente relacionadas com a dispersão dos documentos, a transferência de espaços físicos ou a depredação de algumas espécies. Em 1990, com vista à salvaguarda, organização e estudo das espécies documentais existentes na Igreja Matriz de Grândola, Germesindo Silva, investigador no âmbito da História Local, obteve autorização do Sr. Padre José Guerreiro para proceder ao seu tratamento. O investigador organizou os documentos atribuindo códigos alfanuméricos a grande parte das espécies. Para fins de controlo e segurança efectuou, também, a aposição do carimbo da entidade detentora na documentação. O documento onde registou a metodologia de trabalho adoptada e a organização final encontra-se disponível para consulta na Paróquia de Grândola e no Arquivo Municipal de Grândola.

No âmbito da colaboração entre o Município e a Paróquia de Grândola, e na sequência de solicitação do Sr. Padre Manuel António do Rosário, os Técnicos do Arquivo Municipal de Grândola efectuaram o tratamento arquivístico do fundo em questão e elaboraram o presente instrumento de descrição documental.

Acquisition information

Documentação incorporada em data desconhecida.

Scope and content

Documentação referente à receita e à despesa da Ordem.

Appraisal information

Em virtude do seu valor secundário não se efectuarão quaisquer eliminações, pelo que todos os documentos serão conservados permanentemente.

Accruals

Trata-se de um fundo aberto. Poderão existir novos ingressos.

Arrangement

Classificação funcional.

Access restrictions

Cabe à Paróquia de Grândola autorizar a consulta e a divulgação.

Conditions governing use

Cabe à Paróquia de Grândola autorizar a reprodução. Esta encontra-se sujeita a restrições relacionadas com o estado de conservação de documentos e com o fim a que se destina. A utilização para efeitos de publicação encontra-se, também, sujeita a autorização da Paróquia.

Language of the material

Português

Other finding aid

Inventário.

Location of originals

Cartório Paroquial da Igreja Matriz de Grândola.

Related material

Relação genérica: Portugal, Arquivo Municipal de Grândola: Fundo Ordem Terceira de São Francisco (PT/AMGDL/OTSF).