Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos da Igreja Matriz de Grândola

Available actions

Reader available actions

 

Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos da Igreja Matriz de Grândola

Description details

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/PGDL02/INSRPGDL

Date range

1710  to  1829 

Extents

1 Caixas

Holding entity

Paróquia de Grândola

Producer

Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos da Igreja Matriz de Grândola.

Biography or history

A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos foi canonicamente erecta na Igreja Matriz da Vila de Grândola em 1721, tendo princípio em 1 de Novembro daquele ano. O seu compromisso determinou que os irmãos e as irmãs poderiam ser “todo o genero de pessoas, qualquer qualidade” (escravos, nobres, pessoas dos ofícios, e clérigos), mas não poderiam exceder o número de 30 irmãos e de 10 irmãs, “salvo, se depois se offerecerem alguns por devoção”. A Irmandade dispunha de um juiz, obrigatoriamente, um “homem preto” e eleito anualmente, de um tesoureiro e de um zelador, cuja função era proceder à arrecadação de esmolas. À entrada cada irmão daria 300 réis e os que já tivessem servido a Senhora pagariam 120 réis. Anualmente, todos davam de conhecença 50 réis.

No dia da festa principal, realizada no primeiro Domingo do mês de Agosto, os irmãos juntavam-se pela manhã a fim de procederem à eleição da Irmandade que deveria servir durante o período de um ano. Primeiramente votavam num “homem pardo livre” para ocupar o cargo de juiz e, seguidamente, num homem nobre para o lugar de escrivão. Posteriormente votavam o tesoureiro. A Irmandade era obrigada a realizar, anualmente, um inventário dos bens, que se encontrava sob a responsabilidade do tesoureiro, assim como a efectuar a ornamentação, limpeza e tratamento da imagem da Senhora e da sua capela.

O livro da receita e da despesa deveria ser apresentado, anualmente, ao convento mais próximo da Ordem de São Domingos, para o prior do mesmo “lhe tomar a conta”.

A festa principal era feita à custa da Irmandade e das esmolas ofertadas. Fazia-se uma festa à Senhora “com o mayor luzimento, que suas possibilidades de devoção der Lugar”, realizando-se no dia seguinte um ofício pelas almas dos irmãos defuntos. Em cada Domingo do mês celebrava-se missa no altar da Senhora do Rosário pelas almas dos irmãos e das irmãs, vivos ou defuntos, em que assistiriam dois irmãos com as suas opas e tochas, sendo benzidos doze rosários. Após a missa, efectuava-se, com a imagem da Senhora, uma procissão “de roda da Igreja”.

Por falecimento de qualquer irmão, mandava-se dizer na capela da Senhora do Rosário uma missa cantada e duas rezadas. Caso o defunto se encontrasse a servir na Mesa, celebrar-se-ia mais uma missa rezada.

Quem desejasse beneficiar as almas dos seus defuntos, mesmo aqueles que não tivessem sido irmãos, podia inscrevê-los como irmãos, pagando por eles o mesmo que pagariam se fossem vivos. Por morte das esposas, seriam efectuados os mesmos sufrágios que eram feitos pelos irmãos.

Descriptive location

Grândola.

Custodial history

A documentação foi incorporada pela Paróquia de Grândola, encontrando-se instalada em dependências do Cartório Paroquial. Detectam-se perdas documentais significativas, possivelmente relacionadas com a dispersão dos documentos, a transferência de espaços físicos ou a depredação de algumas espécies. Em 1990, com vista à salvaguarda, organização e estudo das espécies documentais existentes na Igreja Matriz de Grândola, Germesindo Silva, investigador no âmbito da História Local, obteve autorização do Sr. Padre José Guerreiro para proceder ao seu tratamento. O investigador organizou os documentos atribuindo códigos alfanuméricos a grande parte das espécies. Para fins de controlo e segurança efectuou, também, a aposição do carimbo da entidade detentora na documentação. O documento onde registou a metodologia de trabalho adoptada e a organização final encontra-se disponível para consulta na Paróquia de Grândola e no Arquivo Municipal de Grândola.

No âmbito da colaboração entre o Município e a Paróquia de Grândola, e na sequência de solicitação do Sr. Padre Manuel António do Rosário, os Técnicos do Arquivo Municipal de Grândola efectuaram o tratamento arquivístico do fundo em questão e elaboraram o presente instrumento de descrição documental.

Acquisition information

Documentação incorporada em data desconhecida.

Scope and content

Documentação referente à instituição da Irmandade.

Appraisal information

Em virtude do seu valor secundário não se efectuarão quaisquer eliminações, pelo que todos os documentos serão conservados permanentemente.

Accruals

Trata-se de um fundo aberto. Poderão existir novos ingressos.

Arrangement

Classificação funcional.

Access restrictions

No exercício dos seus direitos patrimoniais, cabe à Paróquia de Grândola autorizar a consulta e a divulgação.

Conditions governing use

No exercício dos seus direitos patrimoniais, cabe à Paróquia de Grândola autorizar a reprodução. Esta encontra-se sujeita a restrições relacionadas com o estado de conservação dos documentos e com o fim a que se destina. A utilização para efeitos de publicação encontra-se, também, sujeita a autorização da Paróquia.

Language of the material

Português

Other finding aid

Inventário.

Location of originals

Cartório Paroquial da Igreja Matriz de Grândola.

Related material

Relação genérica: Portugal, Arquivo Paroquial Grândola: Fundo Irmandade de Nossa Senhora do Rosário da Igreja Matriz de Grândola (PT/PGDL02/INSRGDL);

Relação genérica: Portugal, Arquivo Paroquial Grândola: Fundo Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja Matriz de Grândola (PT/PGDL02/ISSGDL);

Relação genérica: Portugal, Arquivo Paroquial Grândola: Fundo Irmandade das Almas do Purgatório da Igreja Matriz de Grândola (PT/PGDL02/IAPGDL);

Relação genérica: Portugal, Arquivo Paroquial de Grândola: Fundo Junta de Paróquia de Grândola (PT/PGDL02/JPGDL).

Relação genérica: Portugal, Arquivo Municipal de Grândola: Fundo Câmara Municipal de Grândola (PT/AMGDL/CMGDL);

Relação genérica: Portugal, Arquivo Municipal de Grândola: Fundo Administração do Concelho de Grândola (PT/AMGDL/ACGDL).