Irmandade de Nossa Senhora do Rosário da Igreja Matriz de Grândola

Available actions

Reader available actions

 

Irmandade de Nossa Senhora do Rosário da Igreja Matriz de Grândola

Description details

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/PGDL02/INSRGDL

Date range

1757  to  1803 

Extents

1 Caixas

Holding entity

Paróquia de Grândola.

Producer

Irmandade de Nossa Senhora do Rosário da Igreja Matriz de Grândola.

Biography or history

A Irmandade de Nossa Senhora da Rosário foi canonicamente erecta na Igreja Matriz da Vila de Grândola, em data desconhecida. Sabe-se, porém, que a sua instituição ocorreu antes de 7 de Novembro de 1593. Nesta data, e na sequência de petição efectuada pelos confrades e mordomo da Irmandade, D. Filipe I de Portugal, por alvará régio, autorizou a edificação de uma capela de invocação de Nossa Senhora do Rosário na Igreja Matriz. (Chancelaria Antiga da Ordem de Santiago, lv.6 F, fl.59v).

A Irmandade era, provavelmente, composta pela Mesa e pela Assembleia Geral de irmãos dispondo, também, de um escrivão que seria responsável por toda a escrituração. Contudo, desconhece-se a documentação onde foram registadas as suas normas organizativas e funcionais.

A importância das Irmandades na sociedade da Época Moderna é inegável. Estas instituições participavam activamente na assistência espiritual e material às comunidades nas quais se inseriam. Promoviam o culto católico, asseguravam o culto dos mortos, praticavam acções de caridade e actividades devocionais e piedosas.

Descriptive location

Grândola.

Custodial history

A documentação foi incorporada pela Paróquia de Grândola, encontrando-se instalada em dependências do Cartório Paroquial. Detectam-se perdas documentais significativas, possivelmente relacionadas com a dispersão dos documentos, a transferência de espaços físicos ou a depredação de algumas espécies. Em 1990, com vista à salvaguarda, organização e estudo das espécies documentais existentes na Igreja Matriz de Grândola, Germesindo Silva, investigador no âmbito da História Local, obteve autorização do Sr. Padre José Guerreiro para proceder ao seu tratamento. O investigador organizou os documentos atribuindo códigos alfanuméricos a grande parte das espécies. Para fins de controlo e segurança efectuou, também, a aposição do carimbo da entidade detentora na documentação. O documento onde registou a metodologia de trabalho adoptada e a organização final encontra-se disponível para consulta na Paróquia de Grândola e no Arquivo Municipal de Grândola.

No âmbito da colaboração entre o Município e a Paróquia de Grândola, e na sequência de solicitação do Sr. Padre Manuel António do Rosário, os Técnicos do Arquivo Municipal de Grândola efectuaram o tratamento arquivístico do fundo em questão e elaboraram o presente instrumento de descrição documental.

Acquisition information

Documentação incorporada em data desconhecida.

Scope and content

Documentação referente à contabilidade da Irmandade.

Appraisal information

Em virtude do seu valor secundário não se efectuarão quaisquer eliminações, pelo que todos os documentos serão conservados permanentemente.

Accruals

Trata-se de um fundo aberto. Poderão existir novos ingressos.

Arrangement

Classificação funcional.

Access restrictions

No exercício dos seus direitos patrimoniais, cabe à Paróquia de Grândola autorizar a consulta e a divulgação.

Conditions governing use

No exercício dos seus direitos patrimoniais, cabe à Paróquia de Grândola autorizar a reprodução. Esta encontra-se sujeita a restrições relacionadas com o estado de conservação dos documentos e com o fim a que se destina. A utilização para efeitos de publicação encontra-se, também, sujeita a autorização da Paróquia.

Language of the material

Português

Other finding aid

Inventário.

Location of originals

Cartório Paroquial da Igreja Matriz de Grândola.

Related material

Relação genérica: Portugal, Arquivo Paroquial Grândola: Fundo Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos da Igreja Matriz de Grândola (PT/PGDL02/INSRPGDL);

Relação genérica: Portugal, Arquivo Paroquial Grândola: Fundo Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja Matriz de Grândola (PT/PGDL02/ISSGDL);

Relação genérica: Portugal, Arquivo Paroquial Grândola: Fundo Irmandade das Almas do Purgatório da Igreja Matriz de Grândola (PT/PGDL02/IAPGDL);

Relação genérica: Portugal, Arquivo Paroquial de Grândola: Fundo Junta de Paróquia de Grândola (PT/PGDL02/JPGDL).

Relação genérica: Portugal, Arquivo Municipal de Grândola: Fundo Câmara Municipal de Grândola (PT/AMGDL/CMGDL);

Relação genérica: Portugal, Arquivo Municipal de Grândola: Fundo Administração do Concelho de Grândola (PT/AMGDL/ACGDL).